sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

1998: Para Túlio, com amor

Oi, Túlio.

Perguntar como você está numa hora dessas vai soar como deboche. Sei que você está passando por momentos difíceis e, na verdade, eu sou a única pessoa que sabe - e sempre saberá - o que passa no fundo do seu coração. Algumas pessoas, principalmente da família, tentarão te convencer que conhecem você mais do que você mesmo. Não acredite nisso.


Está tudo tão difícil por aí, não é? Até então, o número cinco era para você um sinônimo de plenitude. Viraram quatro e, logo depois, três. Querido, sinto informar, mas, em breve, vai virar dois. E eu espero que, no ano que vem (o meu ano que vem, 2016), seja só um. Acho que deve ter sido nessa época que surgiu o meu interesse por Numerologia.

Mas, por favor, não se culpe! Nada disso é culpa sua. Ele não foi embora por sua causa, ela não enlouqueceu (não enlouqueceu mesmo, mas isso você só vai entender mais pra frente) por sua causa. Vai demorar para você entender tudo o que está acontecendo. E, assim como você erra, deixando de fazer dever de casa, conversando demais na sala de aula, eles também erram. E feio. E erraram com você. Com você e com os outros dois. Eu ainda não consegui, mas espero que um dia você os perdoe.

Sei que as coisas estão complicadas também na escola. Se eu te disser que um dia você vai sentir falta dessas frações e dessas contas de dividir você vai acreditar em mim? Vai demorar muito para isso acontecer e, já adianto, você será reprovado em matemática, mas só na sétima série. Ah, na quinta você vai para recuperação em Língua Portuguesa e quase vai ficar em dependência. Ironicamente, você será jornalista e vai fazer faculdade de Letras.

Você é diferente. Você é especial. Sei que dói muito ouvir as coisas que você escuta na escola e em casa por ser diferente. Sei que você chora muito e que ele te ensinou a “engolir o choro”. Meninos não choram, mas você vai derramar ainda muita lágrima. No entanto, vai chegar um momento em que você não conseguirá mais chorar - e isso não vai te fazer bem.

Eles sempre dirão que você parece com ela. E sim, você parece. Mas, peraí, isso não é uma crítica! Ela te pôs no mundo e te criou, nada mais normal que você pareça com ela. Eu sei o quanto é angustiante ouvir o quanto você igual a ela sempre que faz algo de "errado". Já vou te dando um spoiler (você só vai descobrir o que significa essa palavra em 2010, acho): você não é o único que puxou a ela. E - olha que engraçado - não foi você quem herdou os “piores” defeitos dela. Mas um dia vai perceber que você puxou a ele também, qualidades e defeitos. E ele não é melhor que ela, e vice-versa. Eles não são perfeitos, assim como você não é, nem nunca será.

Ainda sobre ela, você terá a vida infernizada sobre “dar piti, igual a ela”. Sei que é um pouco tarde para eu te dizer isso, mas, se possível, aprenda a dar piti com ela. Você sentirá falta um dia. Minha vida seria muito mais fácil se você se permitisse a falar o que pensa, como ela, seja gritando ou não. Você vai aprender que sapos têm um gosto amargo e fazem você ter pesadelos (isso você puxou dele).

Ele sempre foi distante e, agora, quer se aproximar, não é? Como eu te disse, ele errou feio com você (frisando: assim como ela) e está tentando acertar. Ele não vai conseguir, mas peço que você já vá abrindo o seu coração para que ele posso entrar e ocupar o lugar que é dele. Isso vai acontecer, mas vai demorar, principalmente porque ele gosta de lembrar a você sobre o quanto você é "parecido com ela".

Não caia nessa esparrela de que você é burro e vagabundo. Você só não se entendeu com os estudos ainda - e vai demorar mais de quinze anos para você entender a importância de estudar. E você não será “vagabundo”, nem “adolescente rebelde”. Você será um adolescente como todos os outros, com os hormônios à flor da pele, sendo obrigado a fazer coisas que odeia e que não farão diferença no seu futuro. Um segredinho: não vão fazer mesmo! E, olha, depois de todas as balelas que você escutou, eu fui chamado - recentemente - de “adolescente revoltado”. É a vida...

Quando chamarem você de bonito ou inteligente, aceite. Claro, não é para você ser arrogante, mas você é bonito e inteligente. Sei que está um pouco gordinho, vai demorar para o seu corpo se formar e sua voz fininha mudar. Você vai emagrecer, vai engordar, emagrecer, engordar, aí vai emagrecer mais uma vez e vai engordar de novo. Mas não vai ficar obeso, relaxe. Mas, se possível, mude já seus hábitos alimentares! Eu agradeço!

Todos cometem erros, você também. Vai fazer coisas das quais vai se arrepender pelo resto da vida, das quais vai se envergonhar. Coisas que você guardará consigo para sempre. E você, com meros 10 anos, já mostra que é uma pessoa muito rancorosa, inclusive com você mesmo. Só em 2015 vai entender que, para seguir em frente, é preciso perdoar, inclusive a si próprio.

É difícil ter amigos pulando de escola em escola, não é? Olha, você vai se esforçar muito para ter muitos amigos. Um dos dois vai querer te ensinar a fazer amigos e você vai passar vergonha fazendo as coisas que ele disse. Será alvo de humilhações constantes, agressões verbais e até físicas. Sei que, no momento, você acha que isso é normal e tem em toda a escola. Daí a uns anos você vai descobrir que não e que o que você sofreu tem até nome: bullying. Não sei se vai te deixar feliz, mas isso será, inclusive, considerado crime.

É curioso, mas, daí a três anos, você se mudará para Juiz de Fora e terá um lixo de vida social. Isso vai te deixar doente - segundo uma psicóloga - e você terá que voltar para o Rio. E este será um ano que você lembrará com muito carinho, pois foi quando você e ela estiveram mais próximos um do outro.

Aliás, sua vida social será bem instável: vai trocar de grupos de amigos durante todo o período escolar. Atualmente, mantenho contato com poucos deles (poucas pessoas, mas muito importantes). E as pessoas que farão a diferença na sua vida vão demorar a aparecer. Mas você saberá na hora quem elas são, pois são pessoas especiais, inconfundíveis. Serão amigos e amigas incríveis.

Ah, o amor… Você sempre sonhou com alguém que te amasse, né? É estranho, mas todos os quatro (eles três e ela) amam você. À maneira deles. E você, à sua maneira, irá amá-los para sempre. Mas aprenda que amar não é se submeter. Vai demorar muito para você entender o que eu estou tentando te dizer - muito mesmo! E você só vai entender o que é um romance de verdade daí a muitos anos. É bem diferente do que você vê na novela, nos filmes e nos desenhos. Também não tem nada a ver com essas suas paixões platônicas. É muito melhor que tudo isso! Você vai encontrar o amor verdadeiro aos 22 anos. Estou com 27 e… bem, ainda estou namorando. Mas não quero dar detalhes, pois a graça do amor é quando ele aparece, pois você só o encontra quando não está procurando por ele. Bizarro, não?

No mais, eu peço: ame-se! Ame-se muito, permita-se! Pois a única pessoa que vai te amar incondicionalmente sou eu. E, hoje, eu posso te dizer: eu te amo! Muito!

Com amor,

Túlio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário